quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A ADMINISTRAÇÃO HOJE




O ensino de Administração e, a sua prática no mundo das organizações sempre esteve associado a idéia-força de melhorar o desempenho através do treinamento sistemático.
Administrar sempre foi sinônimo de gerir, governar ou dirigir, mas hoje a administração vai muito além disso. O administrador deve estar preparado para gerenciar em um contexto de mudança, dinamismo, adversidades, crises, conflitos e obstáculos que surgem intempestivamente. E isso vem acontecendo desde que o homem começou a dar os primeiros passos para administrar suas incipientes organizações. 

Para Henry Fayol, teórico e estudioso da Administração, as cinco funções da administração são: Planejar, Organizar, Comandar, Coordenar, Controlar. Por questão de comodidade e utilizando-se de releituras feitas por autores da atualidade, iremos adotar apenas quatro funções: planejar, organizar, dirigir e controlar. Desta forma as funções de Comandar e Coordenar torna se a tarefa de Dirigir.
Niveis da administração:
Alta administração
É o nível administrativo mais elevado da organização. É constituído pelo presidente e diretores que compõem a alta administração e tomam as principais decisões da organização. Nesse nível, o administrador deve possuir uma visão estratégica, para definir a missão e os objetivos fundamentais do negócio. 

Media administração
É o nível administrativo que articula internamente a alta administração com da administração operacional. É o nível do meio do campo e é composto pelos gerentes. Recebe o nome de nível gerencial ou tático. Nesse nível, o administrador deve possuir uma visão tática. 


Administração Operacional
É o nível administrativo mais baixo de todos. É o mais íntimo da organização e constitui a base inferior do organograma. É o nível que administra a execução e realização das tarefas e atividades cotidianas.

Habilidades administrativas:
Habilidades conceituais: Esta é a habilidade de perceber a organização como um todo, saber onde certo departamento se encaixa na organização da empresa, e onde a empresa se encaixa na indústria, na comunidade e nos ambientes comerciais e sociais. A habilidade de "pensar estrategicamente'.


Habilidades humanas:
São especialmente importantes para aqueles que trabalham de maneira direta com os funcionários diariamente. Esta é a habilidade do gerente de trabalhar com outras pessoas, e de maneira eficaz como membro de um grupo, principalmente motivado e liderando seus subordinados. As organizações freqüentemente perdem bons funcionários porque, os chefes aparentam ser desrespeitosos com os trabalhadores.


Habilidade técnicas:
São especialmente importantes nos níveis organizacionais mais baixos. Esta é a habilidade técnica de domínio de métodos, técnicas e equipamentos, alem do conhecimento especializado em certas áreas de atuação. "muitos gerentes são promovidos para suas primeiras funções por terem habilidades técnicas excelentes".



Artigo- Agente levam inovação para as pequenas empresas de Goiás. Disponível em: http://www.administradores.com.br/informe-se/administracao-e-negocios/agentes-levam-inovacao-para-as-pequenas-empresas-de-goias/48936/ . Acesso em: 19.out.2011.



Nosso comentário:

 O artigo fala sobre um projeto realizados em pequenas empresas em Goiás, onde são disponibilizados consultores da área administrativa para orientar os pequenos empresários em diversos ramos para estimular a competitividade entre as empresas.
 Os agentes são profissionais recém formados de diversas áreas, como Administração, Ciências contabés, Economia, gestão de negócios, entre outras. O serviço prestado pelo agente é totalmente gratuito. Ele levanta as necessidades, orienta e sugere  o que  o empresario pode adotar. O empresario arca apenas com os custos e implantações dessas inovações.
 Muito proveitoso pois é enorme a quantidade de pessoas que abrem seus negócios sem planejamento e sem conhecer a administração e tem muitos problemas em manter seu empreendimento aberto e muito mais tendo lucratividade.


Discussão sobre a contribuição do tema estudado para as organizações de hoje:


A administração é necessária sempre que as pessoas trabalham juntas numa empresa. As funções gerenciais devem ser desempenhadas por qualquer um que seja responsável por algum tipo de atividade organizada. Essas funções são desepenhadas em todos os níveis organizacionais, independentemente do tipo ou tamanho de uma organização. O conhecimento pela administração faz com que facilite a convivência dos superiores com os seus colaboradores. Traz como benefício também, saber executar as tarefas com eficácia, fazer com que a organização só cresca e jamais entre em declínio, entre outras aspectos positivos.


    

Nenhum comentário:

Postar um comentário