sexta-feira, 21 de outubro de 2011

A ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

A administração científica é um modelo de administração criado pelo americano Frederick Winslow Taylor no fim do século XIX e início do século XX e que se baseia na aplicação do método científico na administração com o objetivo de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos. Taylor procurava uma forma de aumentar a produtividade conseguindo que o trabalhador produzisse mais em menos tempo sem elevar os custos de produção. Assim, ele observou que os sistemas administrativos da época tinha falhas. A falta de padronização dos métodos de trabalho, o desconhecimento por parte dos administradores do trabalho dos operários e a forma de remuneração utilizada foram as principais falhas estudadas por Taylor.
Em seu primeiro livro Taylor propõe a racionalização do trabalho por meio do estudo dos tempos e movimentos. O trabalho deveria ser decomposto, analisado e testado cientificamente e deveria ser definida uma metodologia a ser seguida por todos os operários com a padronização do método e das ferramentas.
Os operários deveriam ser escolhidos com base em suas aptidões para a realização de determinadas tarefas (divisão do trabalho) e então treinados para que executem da melhor forma possível em menos tempo. Taylor, também, defende que a remuneração do trabalhador deveria ser feita com base na produção alcançada, pois desta forma, ele teria um incentivo para produzir mais.





Vídeo-Taylor- administração científica Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=JZq9a_r4C3M. Acesso em: 18.out.2011.


Nosso comentário:


O vídeo fala a respeito dos objetivos dos experimentos feitos por Taylor, que em 1911 foi publicado seu livro no qual propôs métodos de trabalho objetivando aumentar a produtividade e seu métodos também resultaria em menos esforço físico e traria mais satisfação os operários. muitos dirigentes adotaram seus princípios, mas no entanto os trabalhadores tiveram uma reação contraria ao proposto por Taylor, com isso o congresso norte americano resolveu investigas os tais métodos que causava reações diversas e vários temas foram discutidos como o esforço, salario, como eram feitos os estudos para deixar os movimentos dos trabalhadores mais eficientes, entre outros muito bem explicados e ilustrados no vídeo acima. A essência da administração cientifica fazer com que dirigente e trabalhadores agissem em conjunto para criar o máximo possível de produtos para beneficio mutuo 



Discussão sobre a contribuição do tema estudado para as organizações de hoje:

Pode-se dizer que por mais que o modelo taylorista tenha sido bastante criticado, ele está muito vivo e é necessário para o crescimento das empresas, sejam elas, produtivas ou não. Um importante fato nas organizações, sejam elas atuais ou não, é a permanente busca pela eficiência. Na realidade, a eficiência é uma das bases da produtividade máxima que garante a sobrevivência das empresas no mercado.
 Porque a compreensão da administração cientifica de Taylor é tão importante para o gerentes de hoje é porque a questão levantada por ele 'Elevar a produtividade e ao mesmo tempo aumentar a satisfação do trabalhador' é ainda um de nossos principais desafios. 

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