terça-feira, 18 de outubro de 2011

A EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO




Desde a pré-história a sociedade vem passando por grandes transformações. Essas mudanças na sociedade estão ocorrendo forma progressiva, e avançam com a ajuda do crescimento tecnológico e exige do ser humano maior integração e adaptação, uma busca e aprendizagem pela era do conhecimento. O meio social e a economia tornou-se mais forte, ambos consequência dessa evolução. Segundo Drucker (1997), o conhecimento adotou um caráter diferenciado ao longo dos anos. Na antiguidade clássica, o conhecimento foi trabalhado sobre o pensamento individualista, objetivando a ampliação tanto da satisfação, como da ciência individual.

Taylor aparece trazendo o estudo da Administração Científica, enfatizando a necessidade de se trabalhar com eficiência, dividindo as tarefas em múltiplas etapas, melhorando a produção com o mínimo de custo. Ele, em seus estudos mostra que sempre existiu uma diferença entre o planejar e o executar e que os trabalhadores eram apenas executores, não conheciam todo o do processo e nem eram especializados, trabalhavam em série e isso não era suficiente para o sucesso de empreendimento.

Fayol apareceu para ajudar nas mudanças sociais, ele foi pensador do processo administrativo, um conjunto de atividades administrativas que tanto exerciam influências, como influenciavam as atividades gerenciais administrativas. Dentre estas atividades estavam o planejamento, que determinavam os objetivos da organização e as ações para alcançá-los, a organização, que buscava distribuir de forma adequada os recursos da organização e mantê-los em alinhados, o comando, que busca fazer cumprir o determinado, e o controle, que determinam os padrões a serem adotados pela organização para a consecução dos objetivos (FERREIRA, 2000). Fayol defendia também a ideia de que a relação de grupo torna a organização mais produtiva e os trabalhadores mais felizes. Era o inicio do pensamento participativo, onde os funcionários participariam do processo de tomada de decisão das empresas, o que influenciaria um maior esforço produtivo e participativo, fortalecendo assim uma nova visão de administrar. A humanidade estava caminhando para uma nova era, pois era a caracterização do desempenho do ser humano, onde todos perceberam a necessidade de formação e capacitação para melhor atuação no mercado de trabalho.




Vídeo- Tempos Modernos Charles Chaplin Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=XFXg7nEa7vQ. Acesso em: 15.out.2011.


Nosso comentário: 

O vídeo Tempos Modernos de Charles Chaplin demonstra claramente como era a produção antigamente, onde as pessoas faziam uma atividade repetitiva durante sua jornada de trabalho. Percebemos que o crescimento pessoal e financeiro dessa pessoa não mudaria, pois o mesmo não tinha a oportunidade de crescimento. A evolução do pensamento administrativo mostra claramente que o ser humano precisou aprender e acompanhar as mudanças na sociedade que ocorreram de forma progressiva e com rapidez. Esse avanço se deu com a ajuda do crescimento tecnológico e exige do ser humano maior integração e adaptação, uma busca e aprendizagem pela era do conhecimento.

Discussão sobre a contribuição do tema estudado para as organizações de hoje:

O tema estudado foi o principal contribuidor para o avanço na administração, pois foi através dele que hoje as pessoas possuem a oportunidade de crescerem de cargo e consequentemente possuírem uma vida melhor, antes o empregado era sempre o empregado, cada um só sabia fazer aquilo que desempenhava no trabalho, hoje em dia tudo mudou cada pessoa possui seu cargo, mas no entanto cada uma sabe fazer de tudo um pouco dentro da empresa.















Nenhum comentário:

Postar um comentário